Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho publica livro sobre a actividade do médico e cirurgião Bissaya-Barreto

25 de Março 2024 Jornal Campeão: João Pinho publica livro sobre a actividade do médico e cirurgião Bissaya-Barreto

Na terça-feira, dia 26, pelas 18h00, realiza-se na Casa-Museu Bissaya Barreto, em Coimbra, a apresentação do livro de João Pinho “A Actividade do Médico e Cirurgião Bissaya-Barreto nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1911-1956): Contributos para a História da Medicina e Cirurgia em Portugal”.

A obra, que publica a tese de doutoramento do autor em Estudos Contemporâneos, é apresentada pelos orientadores João Rui Pita, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e Ana Leonor Pereira, professora na Faculdade de Letras da UC, e por João Ricardo Pereira, director clínico do Centro de Medicina de Reabilitação da região Centro – Rovisco Pais. A publicação, a cargo das edições Almedina, conta com o patrocínio da Fundação Bissaya Barreto.

A tese pretende “retratar, analisar e compreender a relação entre Bissaya Barreto, a Medicina e a Cirurgia” designadamente sobre a sua actividade nos Hospitais da Universidade de Coimbra, entre 1911-1956, contribuindo para uma “análise ao estudo da personalidade multifacetada de um dos médicos mais influentes de Portugal durante o século XX”.

O autor, João Pinho, é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorado em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e investigador associado do CEIS20 da UC. Colabora com a Associação de Desenvolvimento Local “Coimbramaisfuturo”, o Campeão das Províncias e O Despertar e é autor de vários livros sobre história local e regional. A apresentação decorre na Galeria Viriato Namora, com entrada livre.