Coimbra  10 de Abril de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Baião é o “padrinho” da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

19 de Fevereiro 2020

O actor e apresentador João Baião é o protagonista da campanha promocional que o Município de Oliveira do Hospital lançará, na próxima semana, nas redes sociais, e posteriormente nas televisões, para promover um dos seus maiores atractivos – a Festa do Queijo Serra da Estrela.

O certame vai realiza-se no fim-de-semana de 14 e 15 de Março, no centro da cidade, e pretende voltar a marcar o roteiro da região Centro.

As filmagens do vídeo promocional envolveram cerca de 80 figurantes e decorreram, ontem, na pitoresca aldeia de São Gião, que integra a Rede de Aldeias de Montanha, e “surpreenderam os habitantes locais, que acabaram também por ser envolvidos como figurantes”, revela a Câmara Municipal.

O evento, tem como “rei” o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo, vai contar com a participação de mais de 200 expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia.

“Ao longo dos dois dias serão várias as iniciativas que os milhares de visitantes esperados irão encontrar pelo recinto da festa, no largo Ribeiro do Amaral e que se estende a algumas ruas próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo, ou exposição animal”, adianta o Município.

A aposta na promoção do artesanato local, através da presença de diferentes artesãos de Oliveira do Hospital, é um dos maiores atractivos e, no palco da tenda ‘Queijo Serra da Estrela’, estarão a receber os visitantes com demonstrações ao vivo das suas artes.

A animação cultural e musical será, também, uma constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão actuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no certame.

Já a ‘Tenda dos Eventos’ será local de visita obrigatória, onde serão dinamizadas diversas iniciativas, ao longo dos dois dias, que complementam a venda de produtos endógenos de qualidade e o artesanato. Neste espaço, os visitantes poderão assistir aos “shows cooking”– sempre tendo como base aquela que é uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela, e contando com a presença de vários chefes.

Para os mais pequenos, estará em funcionamento a ‘Escolinha do Queijo’ com a execução de várias actividades centradas no Queijo Serra da Estrela e toda a actividade ligada à pastorícia.

Destaque, ainda, para o tão aguardado concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que decorrerá no sábado (14), na tenda de eventos, com a apreciação das iguarias concorrentes e divulgação dos vencedores, bem como do concurso “A Maior Abóbora”.

A confecção do “Maior Requeijão Serra da Estrela do Mundo” que será degustado com o não menos famoso “Doce de Abóbora” volta a centrar as atenções na edição deste ano do certame.

A vasta programação tem início no sábado, pelas 09h00, com a transmissão em directo do programa “Terra-a-Terra”, da TSF.

Já na tarde de domingo, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar “a maior Festa do Queijo Serra da Estrela nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro”.

Ao longo dos dois dias também a emissora local Radio Boa Nova fará transmissão especial em directo do certame.

Na edição deste ano, os visitantes vão ser novamente contemplados com o chamado “Comboio do Queijo Serra da Estrela” que, conjuntamente, com os “Tuk-Tuk” da “Hillstar Eventos”, conduzirão gratuitamente os visitantes aos principais pontos de interesse turístico do Município de Oliveira do Hospital.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com