Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jazz ao Centro Clube seleccionado para projecto-piloto de mobilidade artística

5 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Jazz ao Centro Clube seleccionado para projecto-piloto de mobilidade artística

O Jazz ao Centro Clube (JACC) foi seleccionado para o projecto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais culturais do programa Europa Criativa.

“i-Portunus Houses” é o nome deste programa que apoia mobilidades centradas na criação, aprendizagem e/ou exploração.

O i-Portunus trabalha para potenciar o valor profissional de contactos reais através das fronteiras europeias e para valorizar a colaboração entre pares.

Neste concurso, do qual o JACC participou, um comité de peritos em mobilidade cultural de toda a Europa analisou 187 propostas vindas de 36 países abrangidos pelo programa Europa Criativa, tendo seleccionado 17 (o projecto do JACC é o único português).

Fruto deste resultado, em Abril de 2022, o JACC acolherá as artistas Marei Schweitzer (Alemanha), Sarah Melissa Scott (Reino Unido) e Maria Christoforidou (Reino Unido). A partir do Salão Brazil e no contexto do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube / Clube UNESCO Arte, Património de Comunidade, será dinamizado um espaço de co-criação, na Baixa de Coimbra, com a participação de artistas e comunidade local, aberto a todos e todas que desejem partilhar estórias e projectar práticas de cuidado a partir das artes sonoras, visuais e das manualidades.

No âmbito do i-Portunus, o JACC receberá um apoio financeiro calculado com base no número de dias gastos durante a mobilidade física ou tipo de participação virtual (criar, conectar, aprender ou explorar).

A par dos muitos projectos que têm vindo a ligar artistas portugueses a artistas internacionais (nomeadamente no contexto de residências artísticas no Festival Jazz ao Centro e no XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto), o JACC encontra-se actualmente a participar no projecto CO-POEM “Platform for the Collaborative Generation of European Popular Music”, fazendo parte de um consórcio liderado pela Universidade de Salamanca, em que participam também as Universidades de Coimbra e Pádua, co-financiado pelo programa Erasmus+.

Ainda em 2021, o JACC irá formalizar a sua adesão à Rede Europeia de Jazz (European Jazz Network).