Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jazz ao Centro Clube apresenta “Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade”

18 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Jazz ao Centro Clube apresenta “Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade”

“Fora dos Eixos: práticas artísticas de proximidade” é uma iniciativa do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube. Assumidamente excêntrico, este programa não se cinge aos lugares privilegiados das freguesias centrais ou exclusivamente urbanas. “Fora dos Eixos” actua num território que, embora heterogéneo, partilha a necessidade de respostas efectivas no que toca às oportunidades de fruição e participação activa nas artes.

Por outro lado, o programa decorrerá também em freguesias consideradas urbanas, dado que existem outras clivagens (geracionais e de detenção de capital cultural) que interferem no acesso às práticas culturais.

A primeira fase deste programa decorre entre 27 de Agosto e 17 de Outubro do corrente ano, em parceria com Juntas de Freguesia, associações e colectividades do concelho de Coimbra.

Nesta sua fase inicial, o programa contempla concertos, passeios sonoros, clássicos do cinema musicados ao vivo e uma residência artística. No futuro próximo, o Serviço Educativo JACC prevê consolidar o trabalho em torno das Juntas de Freguesia, da rede escolar (1.º Ciclo do Ensino Básico) e dos grupos e colectividades.

As primeiras iniciativas decorrem já nas próximas semanas, e são dedicadas à intersecção do cinema e da música. Nos dias 27 e 29 de Agosto (em Souselas e Trouxemil, respectivamente), o músico Marcelo dos Reis vai musicar ao vivo o filme O Garoto de Charlot, de Charlie Chaplin. O clássico de 1921 vai também estar em Almalaguês (dia 4 de Setembro), Cernache (dia 10 de Setembro) e Antanhol (dia 11 de Setembro).

O programa termina no fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro, com uma residência artística do Mondego: Ensemble Jazz ao Centro, que irá preparar a gravação do seu registo de estreia. O ensemble Mondego, criado em 2020, para servir de plataforma de criação destinada a músicos e compositores da Região de Coimbra, irá também actuar por duas vezes no contexto deste programa.

Toda a informação relativa à programação poderá ser conhecida através das redes sociais e website do Jazz ao Centro Clube.

Fora dos Eixos é uma iniciativa financiada pelo programa Garantir Cultura, do Fundo de Fomento Cultural/GEPAC.