Coimbra  27 de Fevereiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abre ao público no domingo

30 de Junho 2017 Jornal Campeão: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abre ao público no domingo

A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) vai abrir ao público no próximo domingo (02), dia em que também entrará em funcionamento a linha de transportes públicos que irá ligar Santa Clara à “Alta” da cidade.

A cerimónia de abertura está marcada para as 12h00, no portão da rua da Alegria, e vai contar com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes; do reitor da UC, João Gabriel Silva; do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado; e do director do Jardim Botânico, António Gouveia.

A Mata do Jardim Botânico esteve encerrada durante décadas e foi, recentemente, alvo de um projecto de requalificação, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo QREN/+Centro.

O seu património vegetal de mais de nove hectares é composto maioritariamente por árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e o bambuzal, sendo possível, ainda, encontrar património edificado, do qual se destacam a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos. É, também, possível ver o antigo reservatório de águas da cidade e vestígios da Muralha de Coimbra.

“Com a abertura da Mata, a ‘Baixa’ e a ‘Alta’ da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal, mas também pela ‘Linha do Botânico’, servida por dois autocarros híbridos que farão o percurso ascendente entre o portão da rua da Alegria e o portão da rua do Arco da Traição.