Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jardim Botânico convida a conhecê-lo através de visitas guiadas

3 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Jardim Botânico convida a conhecê-lo através de visitas guiadas

A proposta é para “conhecer o jardim mais bonito da cidade”, ou seja, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e, agora, é possível fazê-lo de uma forma mais personalizada, através de três visitas guiadas.

Às quartas-feiras e sábados, às 11h00 e às 11h30, realiza-se a “Visita Guiada à Estufa Grande”. Em língua portuguesa e com uma duração de aproximadamente 25 minutos, o programa tem lotação máxima de 10 pessoas e o ponto de encontro é na entrada do JBUC, junto aos Arcos do Aqueduto.

No mesmo local, mas às terças-feiras e sábados, também pelas 11h00, e em português, e às sextas-feiras, em inglês, realiza-se a visita guiada “Recordistas do Jardim Botânico”. O objectivo desta visita é dar a conhecer “algumas espécies que habitam o JBUC e detêm o título de ‘recordistas’ – o nome surge por apresentarem uma característica invulgar ou uma medida extrema”. Esta actividade tem lotação máxima de 15 pessoas e a duração prevista de 1h30.

Já às terças-feiras, em inglês, e às sextas-feiras e sábados, em português, é possível partir “À Descoberta do Mundo das Plantas”, através de uma viagem pela Botânica, História e Arquitectura. A visita, sempre pelas 16h30, tem início e inclui entrada na Estufa, com uma duração prevista de 1h30. A lotação máxima é de 10 pessoas.

Para adquirir bilhetes e ter mais informações sobre as visitas, basta ir à página https://visit.uc.pt/pt/program-list

O JBUC data da segunda metade do século XIX e é considerado um dos edifícios mais antigos da arquitectura do ferro em Portugal. Em 2017 recebeu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de ‘Melhor Intervenção com Impacto Social’, e agora é possível conhecer melhor o seu interior – assim como conhecer a diversidade de espécies que a habitam – com uma visita dedicada.