Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jantar de Natal Solidário de A Previdência ajuda APPACDM de Coimbra

15 de Novembro 2018

Helena Albuquerque, da APPACDM, e António Martins de Oliveira, d´A Previdência Portuguesa

 

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra foi a instituição escolhida por A Previdência Portuguesa (APP) para ser ajudada, este ano, no âmbito do tradicional jantar solidário de Natal da associação mutualista.

A iniciativa, enquadrada nos valores mutualistas da APP, realiza-se no próximo dia 01 de Dezembro (sábado), na Adega Rama (Carqueijo, Santa Luzia), com início pelas 18h30.

“Nós procuramos ser solidários, porque somos mutualistas e o mutualismo também é isso”, explicou António Martins de Oliveira, presidente da Direcção da APP, adiantando que, contudo, o objectivo principal é sempre “angariar verba para doar à instituição a apoiar”.

“O que nos move é procurar sensibilizar e cativar as pessoas sobre estas instituições e o trabalho que fazem no terreno diariamente”, explicou o responsável, sublinhando que, simultaneamente, pretende dar-se “oportunidade à própria instituição de se mostrar à comunidade”.

A ementa está já definida: entradas diversas, creme de legumes, bacalhau com broa e espinafres, arroz de pato à antiga e sobremesas à discrição. A animar a refeição estará Tiago Taborda Live Sax e o grupo Rebus Stare (conjunto formado por utentes da APPACDM dos quatro concelhos abrangidos pela instituição).

Para a presidente da APPACDM Coimbra, Helena Albuquerque, trata-se de “uma iniciativa de grande importância”, já que é uma forma de “arrancar” com as comemorações do 50.º aniversário da instituição, a comemorar em 2019, e para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 03 de Dezembro.

“Estas iniciativas são sempre bem-vindas, pois a APPACDM sobrevive, em grande parte, com apoios estatais, manifestamente insuficientes, e com as ajudas da sociedade civil, as quais permitem angariar verbas extra para o nosso trabalho”, sublinhou a responsável, acrescentando que “a APPACDM é de todos”.

Questionada sobre o destino do valor angariado nesta iniciativa, Helena Albuquerque destacou os prejuízos causados pela tempestade Leslie, principalmente no lar residencial de São Silvestre, “actualmente inabitável”, e também nas instalações existentes na Tocha (Cantanhede). Trata-se de danos que “ascendem a mais de 100 000 euros”.

Durante o evento, serão sorteados 10 prémios (um quadro do pintor Mário Silva filho, fotografias artísticas de Nuno Sarmento e Paulo Jacob, além de ‘packs’ da Odisseias) entre os participantes.

O custo do jantar é de 20 euros para associados da APP e 25 para não associados, sendo que as crianças só pagam a partir dos quatro anos (50 por cento do valor de adulto). O dinheiro do jantar é inteiramente doado à APPACDM, contribuindo A Previdência Portuguesa com 2 000 euros em nome próprio.

As inscrições estão abertas até dia 24 de Novembro (geral@aprevidenciaportuguesa.pt ou 239 828 055/6).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com