Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Já estão abertas as candidaturas para Jovens Autarcas 2021 em Poiares 

20 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Já estão abertas as candidaturas para Jovens Autarcas 2021 em Poiares 

O Município de Vila Nova de Poiares acabou de lançar a edição de 2021 do Programa Jovens Autarcas, estando neste momento a decorrer o período de apresentação de candidaturas, cuja data limite é 29 de Novembro.

Trata-se, como refere João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “de um projecto verdadeiramente inovador, ao proporcionar aos mais jovens a oportunidade de se envolverem na causa pública, assumindo uma maior participação cívica, e contribuindo de forma determinante e activamente para a definição de políticas de proximidade”.

Para João Miguel Henriques, “Jovens Autarcas afirma-se todos os anos como um processo de participação democrática de elevada importância, ao combater o afastamento que se tem registado ao longo do tempo em particular nas faixas mais jovens. Com este programa, convidamo-los a apresentarem as suas ideias, opiniões e perspectivas de futuro, valorizando-as e colocando-as em prática na definição de políticas no concelho”.

Refira-se que este processo replica o próprio processo eleitoral autárquico, com os candidatos a apresentarem-se a eleições, desenvolvendo os seus programas eleitorais e gerindo as suas próprias campanhas, com o apoio do Município, concorrendo ao cargo de ‘jovem presidente’ e assim experimentar o que é ser ‘Presidente’.

Nos termos do regulamento deste programa, ao Executivo eleito será atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares um montante de 10 000 euros, que se destina à concretização do programa e propostas definidas pelo Executivo “Jovens Autarcas”, com base nos programas eleitorais apresentados.

Findo o período de apresentação de candidaturas, a 29 de Novembro, estas serão anunciadas pelo Município no dia seguinte, a 30 de Novembro. Segue-se o processo de preparação da campanha, com recolha de imagens, com o período de campanha eleitoral a decorrer entre os dias 07 e 14 de Dezembro. A eleição ocorrerá no dia 15 de Dezembro, na sede do Agrupamento de Escolas.