Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISMT realiza Aula Aberta de Jornalismo e de Serviço Social

31 de Maio 2022 Jornal Campeão: ISMT realiza Aula Aberta de Jornalismo e de Serviço Social

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) organiza, amanhã (1), duas Aulas Abertas, distribuídas ao longo do dia.

A primeira aula decorre pelas 11h00 e é a da Licenciatura em Jornalismo. “Jornalismo de Solução: o que é e por que é que o fazemos?” é a e-Lesson com Filipa Queiroz, directora da “Coimbra Coolectiva” que partilhará o conceito da publicação digital de jornalismo de soluções que dirige.

Filipa Queiroz é natural de Coimbra, cresceu em Braga, cidade onde concluiu a sua licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Começou a trabalhar como jornalista na SIC, em 2007, depois de colaborações voluntárias na Rádio Universidade do Minho e no portal Rascunho.net. Na SIC, exerceu sobretudo funções de jornalista na Editoria de Cultura. No mesmo período, colaborou com a revista Os Meus Livros. Em 2010, o estágio INOV Contacto levou-a até Macau, onde acabou por ficar a trabalhar e colaborar com várias publicações em língua portuguesa e inglesa. Foi editora executiva da Revista Macau. Exerceu funções de jornalista e apresentadora do Telejornal, bem como editora do programa cultural Montra do Lilau na Teledifusão de Macau, durante 5 anos. Paralelamente, colaborou com a BBC e realizou dois documentários e uma curta-metragem. Regressou a Coimbra em 2016, onde fundou a Coolectiva, que recentemente se relançou como Coimbra Coolectiva, publicação digital de jornalismo de soluções, Revista da qual é directora.

Este evento realiza-se no âmbito da Licenciatura em Jornalismo – Unidade Curricular Jornalismo e Assessorias de Comunicação de forma presencial com opção remota através da plataforma ZOOM a inscrição é gratuita, mas obrigatória através do link: https://zurl.co/dGjx

O ciclo de e-Lessons – Desafios da Comunicação, lançado pela Licenciatura de Jornalismo, do ISMT, propõe-se abrir espaço a uma ponderação generalizada e transversal, recorrendo a especialistas de diferentes áreas da sociedade.

Das mudanças no meio digital, ao ensino, às responsabilidades sociais e éticas, à imagem, ao jornalismo, ao meio empresarial, pretendemos que as e-Lessons do ISMT sejam espaços de debate úteis a todos os que tenham interesse em juntar-se a nós, gratuitamente, para partilhar conhecimento.

Da parte da tarde, a Aula Aberta começa às 14h00 e é organizada pela unidade curricular “Pensamento, Conhecimento e Serviço Social” da Licenciatura em Serviço Social. Terá como tema “As reflexões de António Gramsci sobre os intelectuais e sua relação com o Serviço Social” e conta com Alex Toledo.

Alex Toledo é mestre, doutor e pós-doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Filosofia. Foi professor no Programa de Serviço Social na PUC-SP, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2021) e é actualmente professor da Licenciatura em Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto. Da sua produção académica destaca-se: a tese de doutoramento A categoria classes e grupos subalternos de António Gramsci e sua teorização pelo Serviço Social brasileiro (2013) e os capítulos em co-autoria com YazbeK, M. C. A questão social no capitalismo contemporâneo e os subalternos: resistências e lutas políticas (2020) e com Lemes, J. R. Migração e Subalternidade (2021).

Este evento realiza-se no âmbito da Licenciatura em Serviço Social – Unidade Curricular “Pensamento, Conhecimento e Serviço Social” lecionada pela Professora Alcina Martins, no dia 1 de junho 2022 – 14h-15h30, na sala 3 do edifício da Rua Gomes Freire, nº 4, Coimbra.