Coimbra  7 de Outubro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISMT com duas Aulas Abertas do mestrado em Serviço Social

23 de Junho 2022 Jornal Campeão: ISMT com duas Aulas Abertas do mestrado em Serviço Social

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) vai realizar, amanhã (24), às 16h30, duas Aulas Abertas do mestrado em Serviço Social. 

“Serviço Social Hospitalar e cuidados continuados” e “A brincar também se aprende: Análise e avaliação de um projeto de intervenção social” são os temas das aulas que terão a participação de Paula Macedo e Rosa Gomes, respectivamente.

Estes dois eventos realizam-se no âmbito do mestrado em Serviço Social na Unidade Curricular “Núcleo de Estudos e Investigação em Questão Social e Políticas Sociais e Serviço Social” leccionada pela professora Vânia Rosa. 

Paula Macedo é mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Pós-Graduada em Administração e Gestão da Saúde pelo Instituto Superior de Leiria. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra. Terapeuta Familiar e de Casal, interventora Sistémica e Familiar, sócia efectiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Tem formação em Terapia de Casal Focada nas Emoções – TFE, certificada por International Centre for Excellence in Emotionally Focused Therapy (ICEEFT). Formadora de Formadores com Especialização em Igualdade de Género. É Mediadora Familiar e de Conflitos com reconhecimento e certificação do Ministério da Justiça. Possui a categoria de Técnica Superior de Serviço Social no Centro Hospitalar de Leiria. Integra equipas clínicas de urgência, internamento e ambulatório, bem como equipas multidisciplinares comunitárias. Orientadora de Estágios Pedagógicos e Profissionais. Autora e coautora de várias comunicações científicas, e posters, apresentadas/os em congressos e conferências. Colaborou na organização de encontros científicos nacionais e internacionais.

Rosa Gomes é mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e licenciada em Serviço Social também pelo Instituto Superior de Serviço Social (actualmente designado ISMT ) de Coimbra.

Assistente Social desde 1998 no Hospital Pediátrico -Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), EPE. Integra a equipa multidisciplinar do Serviço de Oncologia/Hematologia e Consulta de Medicina/CDI.

Implementou em 2002 o projecto “A Brincar também se Aprende”, que se materializou num campo de férias para crianças e jovens portadores de VIH e suas famílias. Integra a equipa de coordenação até à presente data, em parceria com o Serviço Social do Hospital de Santa Maria.

O Hospital Pediátrico (HP) desenvolve desde o ano 2000 o programa “Voluntários por um Sorriso”, integra a Comissão de Coordenação do Voluntariado, desde a sua génese.

Integra o grupo de trabalho das Assistentes Sociais (1998), que trabalham na área da pediatria oncológica.

Colabora com a Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra,  na orientação de estágios da Licenciatura em Serviço Social.

Colaborou com o ISMT na orientação de estágios de Licenciatura em Serviço Social. Actualmente tem participado em contexto de aula de Unidade Curricular.

Vice -presidente da Assembleia Geral do Núcleo Centro da ACREDITAR.

Vogal no Conselho Fiscal da Associação Coração Feliz

Integra o Conselho Técnico e de Saúde da Associação Cálioasis – Centro de bem-estar para crianças, jovens e suas famílias afetadas pelo cancro.

Integra o Conselho de Curadores Da Fundação Rui Osório de Castro, vice- presidente da Direção da Delegação Centro da APSS.