Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC vai leccionar curso de Economia e Gestão Industrial na Figueira da Foz

12 de Novembro 2021 Jornal Campeão: ISEC vai leccionar curso de Economia e Gestão Industrial na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai apresentar, amanhã (13), a quarta edição da pós-graduação em Economia e Gestão Industrial, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.

A pós-graduação, ministrada pelo ISEC em parceria com o ISCAC, vai realizar-se no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e no grupo Altri e, segundo o presidente do ISEC, Mário Velindro, a formação “é exemplar do que deve ser o ensino prático da engenharia, ministrado em chão de fábrica com máquinas a laborar”.

Esta pós-graduação “renova a presença do ensino superior na cidade e destina-se a preparar quadros qualificados para a indústria do concelho”, disse o ISEC, acrescentando que a formação “foi desenhada à medida das necessidades identificadas pelos seus parceiros industriais, nomeadamente as empresas Verallia e Vangest e o grupo Altri, que participarão na apresentação do curso”.

“O tipo de aprendizagem que vamos proporcionar aos estudantes desta pós-graduação é próprio de modelos de ensino activos em que a inovação em engenharia é a chave para a Indústria 4.0”, afirmou Mário Velindro, garantindo que o principal objectivo da formação é oferecer aos 16 candidatos inscritos “um perfil profissional capaz de analisar, projectar e implementar os processos de negócio inerentes à economia e à gestão industrial”.

O presidente do ISEC considera, ainda, que “através de competências avançadas – essenciais para optimizar recursos e para a eficácia do desempenho dos mais recentes equipamentos industriais – é possível aprofundar conhecimentos sobre as novas tecnologias e métodos da engenharia e da gestão industrial, executando-os com eficácia”.

Para Mário Velindro, as empresas industriais da Figueira da Foz precisam de manter e de aprofundar a competitividade dos produtos no mercado global. “Isso só se consegue com incorporação de alta tecnologia na indústria. Isso só se consegue com mais engenharia e com quadros que sejam capazes de a operar em contexto industrial”, afirma Mário Velindro, acrescentado que “é este tipo de ensino – activo, prático e de engenharia aplicada – que o ISEC ministra, edição após edição, nesta pós-graduação na Figueira da Foz”.

Os participantes da pós-graduação terão oportunidade de desenvolver o seu know-how sobre várias estratégias do domínio da Gestão – desde Gestão de Operações e de Projectos, até à Gestão Financeira ou de Pessoas – e combiná-lo com o Desenvolvimento de Produto e Engenharia Industrial, designadamente.

A apresentação deste sábado vai contar com as intervenções dos coordenadores da pós-graduação, Mário Velindro e Eva Santiago, e da vice-presidente do ISCAC, Georgina Morais.