Coimbra  29 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC vai ensinar informática a crianças de S. Tomé e Príncipe

23 de Dezembro 2019

O programa de iniciação à informática de crianças em São Tomé e Príncipe, liderado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), foi o primeiro dos cinco projectos sociais aprovados pela companhia petrolífera British Petroleum – BP em mais de 100 concorrentes.

A formação de 10 professores locais e de 600 crianças nas áreas das ciências informáticas, matemática, comunicações e resolução de conflitos coloca “o ISEC a cooperar com a Universidade de São Tomé e Príncipe a passar competências digitais aos mais novos desde muito cedo”, afirma o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Mário Velindro.

“Há muitos jovens em São Tomé e Príncipe que precisam de ser direccionados para formação em áreas profissionais com procura no mercado global”, afirma Mário Velindro, acrescentando que o ISEC “vai ajudar a USTP a passar essas competências digitais aos mais novos, desde muito cedo, envolvendo nessa aposta toda a sua comunidade académica”.

Para além deste projecto, o ISEC tem em curso um programa de formação avançada de professores da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) nas áreas das engenharias Civil, Electrónica, Mecânica e Informática, com a realização de acções de formação em Coimbra e em São Tomé.

Para além dos projectos de formação para professores, a parceria entre as duas instituições irá também dar origem a formações específicas para profissionais da indústria do petróleo em São Tomé e Príncipe.

Essa formação será dada de acordo com os programas de formação da Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe, o órgão público regulador e de promoção das actividades da indústria do petróleo e gás no país.

Está previsto para 2021 o início de actividades de prospecção petrolífera nas águas territoriais de São Tomé, pelo que haverá oportunidades de trabalho para alguma mão-de-obra local. As primeiras formações serão na área de engenharia mecânica, mais especificamente nos processos de ligação de materiais (técnicas de soldadura).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com