Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC marca presença no Portugal Smart Cities em Lisboa

13 de Novembro 2021

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) estará presente no Portugal Smart Cities, que decorre de 16 a 18, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.

O ISEC aposta na oferta formativa graduada e pós-graduada no domínio das cidades, dada a importância crescente que estas assumem no desenvolvimento dos territórios e das sociedades.

Através de uma licenciatura (desde 2018), de um mestrado e de duas pós-graduações, o ISEC procura qualificar profissionais com uma visão holística relativamente à sustentabilidade e inteligência das cidades, que alie competências técnicas e tecnológicas com um entendimento dos desafios sociais e organizacionais que as cidades enfrentam.

A formação do mestrado arrancou no mês passado e capacita os estudantes para o desenvolvimento de soluções inteligentes e sustentáveis nas áreas da mobilidade, energia, abastecimento de água e gestão de resíduos, entre outras. O objectivo é formar quadros com uma visão global das várias dimensões que compõem uma ‘smart city’, tendo por base a visão de que o cidadão ocupa o lugar central e a sustentabilidade é uma meta incontornável.

O novo mestrado do ISEC junta quatro departamentos do ISEC – Engenharia Civil, Engenharia Informática e de Sistemas, Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotecnia. Esta multidisciplinaridade confere-lhe uma visão global sobre as ‘smart cities”. Neste curso tanto é desenvolvida a componente sustentável do planeamento urbano, da gestão das suas infraestruturas e da construção de edifícios, como também a parte tecnológica, isto é, tudo aquilo que torna as cidades efectivamente inteligentes, como é o caso dos sistemas inteligentes de apoio à decisão, do ‘big data’ ou da ‘internet das coisas’. Sem esquecer a própria inteligência colectiva dos cidadãos.