Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC lança cursos técnicos superiores de Engenharia na Figueira da Foz

9 de Agosto 2019

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai lançar três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) na Figueira da Foz, em parceria com a Escola Secundária de Bernardino Machado, no ano lectivo 2020/21.

A elevada procura das empresas por profissionais formados nas áreas de robótica, electromecânica e informática na Figueira da Foz leva o ISEC a lançar os cursos de “automação, robótica e manutenção industrial”, “tecnologias e programação de sistemas de informação” e “manutenção electromecânica”.

“A Escola Secundária de Bernardino Machado está capacitada para receber os CTeSP face à vasta gama dos seus equipamentos e dos laboratórios que dispõe”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Esta parceria vai levar professores do ISEC à Figueira da Foz para formar alunos que acabam o ensino secundário e tenham interesse numa formação superior de curta duração”, acrescenta.

Após concluírem com êxito os dois anos do curso, os alunos recebem o diploma de Técnico Superior Profissional e podem optar por ingressarem no mercado de trabalho, ou prosseguirem os estudos e integrarem de forma directa as licenciaturas do ISEC nas áreas correspondentes à formação.

Os CTeSP escolhidos pela Direcção da Escola de Bernardino Machado serão leccionados por profissionais ligados à indústria e professores do ISEC. Nos três primeiros semestres, as aulas das unidades curriculares de formação técnica são de aplicação prática e vão acontecer na Figueira da Foz, “mas também poderão passar para os laboratórios do ISEC em algumas ocasiões”, afirma Mário Velindro.

O último semestre será preenchido com um estágio curricular que assegurará a aplicação da formação adquirida às actividades profissionais que o curso prepara. O estágio – obrigatório em cada curso – irá decorrer em empresas e entidades que desenvolvem actividades ligadas à robótica, electromecânica e tecnologias de informação.

“A iniciativa contará com a colaboração da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, do Conselho Empresarial do Centro e, ainda, com algumas empresas que pertencem ao Parque Industrial da Figueira, de forma a garantir a ligação dos alunos ao mercado de trabalho. Esta componente prática do curso, muitas vezes, leva à contratação do estudante” – refere Mário Velindro.

“É reconhecido pelos dirigentes industriais da Figueira da Foz a falta de técnicos para desenvolver a manutenção electromecânica, robótica e informática na região”, sustenta o presidente do ISEC, explicando que estes cursos pretendem ajudar a colmatar essa lacuna, formando estudantes que serão futuros profissionais nessas áreas.

Para além disso, será aberto um concurso para recrutar formadores para leccionar os CTeSP. “É um muito importante nestes cursos a componente prática e vamos contratar profissionais de diferentes empresas, tanto técnicos como engenheiros, para leccionar algumas aulas”, esclarece Mário Velindro.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com