O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) assinou com a EDM – empresa especializada em soluções tecnológicas, sediada em Oiã, distrito de Aveiro – um protocolo de colaboração científico-tecnológico na área das Smart Cities e economia circular, nomeadamente em mobilidade eléctrica.
Em causa irão estar projectos de desenvolvimento de soluções tecnológicas para a produção e reciclagem de baterias de nova geração. Através da partilha de know-how, do intercâmbio de especialistas e da participação de estudantes do ISEC, as duas entidades irão colaborar em projectos de investigação e desenvolvimento – I&D.
“Esta parceria irá permitir a produção de baterias eléctricas mais seguras para o mercado global: mais segurança, processos de produção mais eficientes, que garantam menor risco e maior fiabilidade”, afirma Mário Velindro.
“Este é mais um passo dado pelo ISEC no compromisso assumido de colocar a Engenharia ao serviço da inovação e da sociedade, através da criação de soluções mais seguras, sustentáveis e, por isso, mais competitivas. Desta vez, ao nível da mobilidade eléctrica”, acrescentou.
Os projectos de I&D irão ser desenvolvidos em conjunto com investigadores, professores e estudantes do ISEC.
“Esta parceria irá criar condições para que os nossos estudantes consigam pôr em prática os conhecimentos de electrotécnica, mecânica e química em contexto real, através do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis”, afirmou o presidente da instituição, acrescentado que “a EDM irá também acolher estudantes do ISEC em programas de estágio”.
Já Paulo Alves, gerente da EDM, destacou o valor da parceria. “O objectivo deste protocolo é a evolução das soluções de mobilidade eléctrica actuais da nossa empresa para um patamar de excelência”, afirma. “Acreditamos que o ISEC é o parceiro ideal para nos ajudar a consolidar conceitos, nomeadamente ao nível da produção e reciclagem de baterias de nova geração, promovendo assim a economia circular”.
“Esperamos que a curto-médio prazo possamos incorporar nos produtos EDM os resultados da investigação que será promovida no âmbito da presente parceria”, concluiu.
Para além da colaboração em projetos de I&D, o protocolo destaca ainda a participação da EDM na formação dos estudantes do ISEC: os especialistas da empresa serão convidados a participar em actividades de docência através da colaboração em disciplinas específicas da sua área de especialidade, assim como em palestras ou seminários.