Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC debate questões éticas relacionadas com a transformação digital

18 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: ISEC debate questões éticas relacionadas com a transformação digital

António Cunha, Professor catedrático e especialista em investigação ligada à transformação digital vai ser o próximo orador do Ciclo de Conferências Excelência XXI, amanhã (19), pelas 15h00, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

Numa sessão com o tema “Engenharia e Inovação no Contexto da Transformação Digital”, que contará com António Piedade, comunicador de ciência, como moderador, serão abordadas questões éticas provenientes da transformação tecnológica.

“As questões éticas, na transformação tecnológica em curso, resultam dos novos paradigmas de relacionamento entre os humanos e as máquinas: a fronteira entre o humano e o tecnológico será cada vez mais difusa” afirma António Cunha, do departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e presidente do Laboratório Colaborativo em Transformação Digital.

Mário Velindro, presidente do ISEC, concorda: “a reflexão ética tem de ser assumida como fundamental nas instituições de ensino nesta era de velozes transformações digitais” afirma o presidente do ISEC. “A engenharia, sendo a base de toda a tecnologia, tem de ser feita com a ética, respeitando as fronteiras da privacidade, da confiança e da vulnerabilidade. O ISEC prepara diariamente os seus estudantes para uma sociedade digital baseada em valores éticos.”