Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISEC de olhos postos no futuro com ciclo de conferências

1 de Outubro 2019

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apresentou, hoje (01), o ciclo de conferências “Excelência XXI”, que vai decorrer ao longo do ano lectivo 2019/2020.

Este é o primeiro evento do género a decorrer numa escola de engenharia do país, tendo surgido com o intuito de “colmatar as maiores lacunas identificadas nos currículos dos alunos”, explicou Mário Velindro, presidente do ISEC.

Este ciclo inclui um conjunto de seis conferências que, apesar de serem destinadas aos alunos do ISEC, se encontram abertas a toda a comunidade e têm como objectivos principais “instigar a curiosidade e o pensamento crítico através da abordagem de temas que vão enriquecer a percepção sobre assuntos do mercado global, assim como proporcionar o acesso a um conjunto alargado e interdisciplinar de conhecimentos sobre a inserção dos futuros engenheiros na sociedade internacional global do século XXI”.

“Excelência XXI” foi o nome escolhido por António Piedade, padrinho desta iniciativa. O comunicador de ciência vai moderar todas as sessões.

Para atingir o objectivo global, de adicionar novas competências a todos os que participam no ciclo, foram convidados como palestrantes seis personalidades reconhecidas no mundo académico, científico, técnico, social, cultural e empresarial.

Conforme referiu António Piedade, durante a apresentação, “neste ciclo serão abordados temas que visam preparar melhor os engenheiros para o mundo do trabalho. Mostrar-lhes que as empresas são feitas de pessoas e que é necessário saber comunicar”.

A primeira conferência decorrerá já na próxima quarta-feira, dia 09 de Outubro, pelas 15h00, no Auditório do ISEC, e tem como tema “Desafios para engenheiros num mundo globalizado”. Como palestrante marcará presença Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros.

O ciclo continuará nos meses seguintes: em Novembro, no dia 08, com Pedro Manuel Saraiva a falar sobre “Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor”; e dia 06 de Dezembro será a vez de Maria Helena Guimarães abordar o tema “Os negócios internacionais e as vantagens do mercado europeu”.

As conferências prolongam-se durante o ano seguinte: a 19 de Fevereiro António Cunha realizará uma sessão sobre “Engenharia e Inovação no contexto da transformação digital”; 18 de Março, sob o tema “Pensamento estratégico – Ciência ou Arte?”, Nuno Cardeal subirá ao palco do auditório; e para encerrar o ciclo, no dia 22 de Abril, Marília Queiroz atravessará o Oceano Atlântico, vinda do Brasil, para explicar a importância de “Comunicar com impacto”.

Todas as conferências se realizam às 15h00, no Auditório do ISEC, com entrada gratuita. As inscrições devem ser realizadas através da página da Internet do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com