Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IRS: União de Freguesias lamenta omissão do Poder Central

3 de Abril 2018

A União de Freguesias de Coimbra (UFC) vai apoiar os cidadãos no preenchimento de declarações de IRS, mas considera tratar-se de um serviço a prestar pelo Poder Central.

Esse apoio será prestado com “recursos próprios” da Junta da UFC, “desviados de outras funções”, indicou o autarca João Francisco Campos (PSD), em cujo ponto de vista a tarefa deve caber à Administração Fiscal.

“Auxiliar a preencher e entregar uma declaração de IRS é um acto de responsabilidade, que só deverá ser feito por quem tem as competências mínimas para o efeito”, alega João Francisco, salientando que, “até à data, não foi dado qualquer tipo de formação” ao pessoal da sua autarquia pr parte do Governo ou da Autoridade Tributária.

Os funcionários da União de Freguesias de Coimbra mobilizados para aquela tarefa vão desfrutar de “uma formação de três horas”, cuja duração Campos considera escassa.

Acresce que a formação será dada entre os dias 11 e 13, o que significa que a UFC “apenas irá iniciar a prestação de apoio a partir do dia 14, pois, até lá, não possui competências para prestar um serviço de qualidade”, adverte o autarca.

A União de Freguesias de Coimbra “lamenta toda esta forma atabalhoada de prestar serviço público” aos seus cidadãos e considera tratar-se de “uma falta de respeito por quem, no final deste processo, vai pagar impostos para um Estado que cuidasse desses cidadãos, mas que acaba por ser para um Estado que apenas cuida de si próprio”.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com