Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPSS’s do distrito de Coimbra distinguidas no programa “Mais Ajuda”

27 de Março 2021 Jornal Campeão: IPSS’s do distrito de Coimbra distinguidas no programa “Mais Ajuda”

Já são conhecidos os 10 vencedores do programa “Mais ajuda” e entre eles estão duas IPSS’s do distrito de Coimbra, nomeadamente o Centro Paroquial de Meãs do Campo e a Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

O programa, que distingue projectos de inovação social, capazes de dar novas respostas aos desafios da população idosa, nomeadamente a nível de combate a solidão e ao isolamento, e apoio aos cuidadores, recebeu mais de 730 candidaturas.

O programa “Mais Ajuda” junta o Lidl e as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, em parceria com a Beta-i e conta com a ajuda das escolhas responsáveis dos portugueses, que no Natal passado optaram por comprar produtos Deluxe, tendo somado 333 000 euros para premiar estes projectos.

O anúncio dos vencedores contou com a participação do secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, que frisou que “o Programa ‘Mais Ajuda’ está totalmente alinhado com o plano de acção do Governo para a transição digital, na medida em que traz respostas a problemas sociais, promove a inclusão e ajuda a combater as desigualdades. Temos aqui o melhor da nossa sociedade, por um lado a generosidade da acção social – que serve uma população mais vulnerável – e, por outro, a criatividade e toda a vitalidade que o ecossistema de empreendedorismo nos pode trazer, inovando e reinventando novas soluções. Este programa dá, por isso, um contributo muito relevante ao promover este estímulo e mostrando uma componente menos visível de algumas empresas: a responsabilidade social, neste caso do Lidl, que promove com investimento, trazendo vários parceiros a bordo e, por essa via, criando uma resposta social que é muitíssimo relevante, cumprindo uma missão que está para lá da actividade comercial.”

O coordenador do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Rodrigo Cunha, salientou igualmente a importância de um envelhecimento activo e saudável, destacando o trabalho que esta organização, pioneira a nível nacional na área de investigação nesta faixa etária, visa desempenhar, e que tem como objectivo ser o primeiro centro de referência no Sul da Europa, focado no envelhecimento.

Os projectos receberão 33 300 euros cada um e, complementando este apoio monetário, terão ainda acesso a um programa de aceleração, onde, ao longo de seis semanas, integrarão sessões de mentoria com especialistas em gestão, tendo igualmente acesso a ferramentas de apoio no desenvolvimento dos seus projectos ou implementação de novas ideias.

 

Os projectos vencedores são:

Startups: Associação 55 Mais, Associação Juvenil Transformers, Careceiver, Seniorbiz (Simplio) e Wisify Tech Solutions.

IPSSs: AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Centro Social Paroquial de Meãs do Campo, Cruz Vermelha Portuguesa e Misericórdia de Pampilhosa da Serra.