Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra vence prémio “Investir em Saúde 2020”

5 de Novembro 2020 Jornal Campeão: IPO de Coimbra vence prémio “Investir em Saúde 2020”

O IPO de Coimbra, através do projecto Oncommunities, venceu, esta quarta-feira (04), o prémio “Investir em Saúde 2020” na categoria “Inovação Hospitalar”. O prémio é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Janssen, com o apoio institucional da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares e da Accenture como Knowledge Partner, pretendendo reconhecer e premiar boas práticas na área da saúde.

O projecto Oncommunities – Acompanhamento online de mulheres com cancro de mama – recorre às novas tecnologias de informação para criar uma comunidade online de doentes com cancro da mama e de profissionais de saúde. O acompanhamento é multidisciplinar e contínuo, promovendo e facilitando a reabilitação física e psicológica de cada doente de uma forma adaptativa e participada.

A ‘app’ tem quatro níveis distintos de intervenção: através de ferramentas específicas, a equipa monitoriza os sintomas físicos e a adaptação psicológica das doentes aos desafios inerentes ao diagnóstico e aos tratamentos (1.º nível – Triagem e Monitorização). Sempre que identificadas necessidades psicológicas, as doentes são aconselhadas a visualizar conteúdos potencialmente facilitadores do processo de adaptação (2.º nível – Campus). A aplicação também permite que as doentes interajam entre si, numa rede social privada mediada por um profissional de saúde (3.º nível – Oncommunities), numa lógica de partilha e entre-ajuda. Algumas doentes, pelas dificuldades experimentadas, terão acesso a acompanhamento de cariz psicoterapêutico (4.º nível – Terapia Intensiva). Para além destes recursos, as doentes têm a possibilidade de relatar sinais e sintomas que constituam preocupação. Após recepção das mensagens, o elemento da equipa considerado mais indicado na área, responderá à doente com orientações seguras e tranquilizadoras.

O projecto resulta de uma parceria internacional que envolve o IPO de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, o Instituto Catalão de Oncologia e um Instituto tecnológico na Polónia. Trata-se de um excelente exemplo da forma como a colaboração entre instituições de saúde e institutos com vocação tecnológica permite a criação de soluções inovadoras que contribuam para maximizar a segurança e a qualidade de vida do doente a fazer tratamentos oncológicos.

“O IPO de Coimbra regozija-se pela conquista deste Prémio e assegura o seu compromisso em continuar a trabalhar para melhorar continuamente as respostas clínicas em oncologia”, admitiu.