Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra inicia identificação de variantes do SARS-CoV-2

15 de Março 2021 Jornal Campeão: IPO de Coimbra inicia identificação de variantes do SARS-CoV-2

O sector de Virologia do Serviço de Patologia Clínica do IPO de Coimbra vai iniciar, esta semana, a identificação de variantes SARS-CoV-2.

Segundo a unidade hospitalar, “importa testar e identificar as diferentes variantes para conseguir associar o quadro clínico do doente oncológico à possível gravidade da infecção SARS-CoV-2 pelas respectivas mutações do vírus”.

Foi entendido iniciar a testagem das variantes pela mais detectada em Portugal, em Fevereiro 2021, “a variante do Reino Unido, com uma amostragem nacional de 58,2%, e pela variante Brasileira, que apesar da baixa incidência no país (10%), apresenta graves consequências clínicas”, disse o IPO.

Desta forma, irá criar-se a imagem epidemiológica dos doentes oncológicos com diagnóstico de SARS-CoV-2 e da respectiva associação à mutação, sempre que ela existir.

De referir que o IPO de Coimbra iniciou, em Janeiro, a pesquisa SARS-CoV-2 para diagnóstico da covid-19, sendo, diariamente, efectuados entre 120 e 150 testes, que dão resposta às necessidades da instituição para tratamentos de quimioterapia, radioterapia, cirurgias, procedimentos invasivos e internamentos.