Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra e “la Caixa” apoiaram 173 doentes em estado avançado

5 de Agosto 2019

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra e a Fundação “la Caixa” atenderam, nos últimos meses, 173 utentes com doenças avançadas e 139 familiares, no âmbito do “Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas”.

Alinhado com as respectivas iniciativas do Ministério da Saúde e das Secretarias da Saúde das regiões autónomas da Madeira e Açores para a área dos cuidados paliativos, o programa complementa a acção dos serviços públicos de saúde centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.

Um dos marcos deste programa “consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psicossocial (EAPS), executado com grande sucesso há 10 anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal”.

Estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psicossocial e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais, favorecendo, assim, o bem-estar dos doentes e seus familiares.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com