Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra com distinção internacional pela resposta à covid-19

15 de Dezembro 2020

O IPO de Coimbra faz parte de um total de 103 instituições de 28 países que foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais pelos “serviços excepcionais” que prestaram no combate à pandemia de covid-19.

A Federação Internacional de Hospitais (IHF, sigla em inglês) designou hoje, como o dia mundial de consciencialização para os hospitais e sistemas de saúde que prestaram serviços excepcionais no combate à pandemia de covid-19.

Das 103 instituições distinguidas pela IFH fazem parte 13 entidades portuguesas, entre elas o Hospital de Cantanhede e o IPO de Coimbra, por terem instituido mudanças na prestação de cuidados de saúde, desde inovações tecnológicas no diagnóstico e tratamento, até a reestruturação dos sistemas de fluxo de trabalho e interacções médico-doente.

O projecto “Cuidados com o estoma durante a pandemia de covid-19: a experiência do IPO Coimbra”recebeu o reconhecimento após uma exigente avaliação de uma comissão de revisão internacional composto por 16 especialistas do sector de saúde.

Para a presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Margarida Ornelas, “a resposta à covid-19 tem exigido uma capacidade constante de adaptação, em que reinvenção e confiança são palavras chave”.

“Este prémio é para nós o justo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Estomaterapia. A construção de uma ostomia implica na pessoa que a possui um processo de transição que deve ser alvo de uma particular atenção, no sentido da adaptação pessoal, promoção do autocuidado e aprendizagem para uma nova vivência”, refere Margarida Ornelas.

Segundo a presidente do Conselho de Administração, o Gabinete de Estomaterapia do IPO de Coimbra é “um bom exemplo da prossecução da missão do IPO na prestação de cuidados de saúde centrados no doente, promovendo o apoio educacional, psicossocial e de treino para o autocuidado e na gestão de uma nova condição de saúde”.

“Para nós é muito gratificante que este Gabinete, que foi pioneiro a nível nacional a prestar cuidados à pessoa com todos os tipos de ostomias, tenha tido a capacidade de se reinventar, permitindo que os nossos doentes sintam, mesmo em tempos de pandemia, um pleno acompanhamento, através de cuidados eficazes e individualizados e promovendo a sua qualidade de vida mantendo o foco na humanização”, destaca Margarida Ornelas.

Os distinguidos recebem um certificado “Beyond the Call of Duty for covid-19″ e são hoje conhecidos através de “uma ampla campanha internacional” nos meios de comunicação, adianta o Ministério da Saúde português.

O director executivo da IHF afirma que o “excelente trabalho” em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde. “Uma das nossas motivações na criação deste programa de reconhecimento é destacar a diversidade e agilidade da indústria hospitalar na resposta à pandemia covid-19”, sublinha Ronald Lavater.

Para o director executivo da IHF, “a pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, implementar e adotar novas formas de operar e muitas destas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”.

O Programa “Beyond the Call of Duty for Covid-19” da Federação Internacional de Hospitais é patrocinado pela Cruz Vermelha Japonesa, Ashikaga Hospital – Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA ).