Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO de Coimbra assinala Dia Mundial sem Tabaco

24 de Maio 2019

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra assinala o Dia Mundial sem Tabaco, no dia 31 de Maio, através do fórum “IPOC – Hospital sem Tabaco”.

O evento destina-se a toda a comunidade hospitalar e pretende sensibilizar para a problemática do tabagismo nas instituições de saúde.

O tabaco é actualmente responsável por cerca de 85% a 90% dos casos de cancro do pulmão, sendo por isso “primordial que os profissionais de saúde estejam comprometidos com a cessação tabágica, não só tomando o exemplo, como incentivando os fumadores a deixar de fumar”, refere Lourdes Barradas, directora do serviço de pneumologia do IPO de Coimbra.

A iniciativa, que conta com o ilusionista Luís de Matos como rosto, inclui, no período da manhã, uma acção de sensibilização e rastreio ao monóxido de carbono, destinada a utentes e colaboradores da instituição. Durante a tarde realiza-se uma tertúlia e o debate “Hospital sem tabaco – realidades e perspectivas”, que contará com a participação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Colégio de Especialidade de Pneumologia, da Sociedade Europeia de Pneumologia, dos Cuidados de Saúde Primários, entre outros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com