Coimbra  11 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPO com plano de eficiência energética instala painéis solares

30 de Novembro 2019

No âmbito do seu projecto de eficiência energética, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra está a instalar um sistema de aproveitamento solar térmico.

Nesse sentido, estão a ser instalados painéis solares no edifício das consultas e Administração, correspondente a uma área de 432 metros quadrados. Além disso, o projecto, financiado pelo POSEUR, prevê também a instalação de depósitos de acumulação, redes de tubagem de interligação, electro-bombas, permutadores de calor, instalações eléctricas e sistemas de controlo associados.

A implementação destas medidas pretende “a melhoria da classificação energética dos edifícios intervencionados” e que, desta forma, “a classificação energética dos edifícios suba dois níveis, atingindo o nível B”, refere o IPO.

Após esta fase de instalação dos painéis solares, segue-se o desenvolvimento da tubagem de interligação de todos esses painéis e o encaminhamento dessa tubagem até à localização dos depósitos de acumulação.

Esta medida em concreto, que se prevê fique concluída até final do ano, corresponde a um investimento de perto de 300 000 euros e permitirá “a produção de água quente sanitária e o acesso a importante poupança ao nível do consumo energético”, sublinha a unidade de saúde.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com