Coimbra  5 de Agosto de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPN procura voluntários para projecto de jardinagem social

9 de Julho 2021 Jornal Campeão: IPN procura voluntários para projecto de jardinagem social

O Instituto Pedro Nunes (IPN), vai entrar em fase de estudos piloto, como o projecto europeu de jardinagem TURNTABLE, e está a recrutar participantes com mais de 60 anos, residentes no distrito de Coimbra e com interesse em jardinagem.

O objectivo é promover o envelhecimento activo e escolhas de estilos de vida saudáveis. As candidaturas devem ser feitas através de um formulário de inscrição em https://bit.ly/IPNturntable.

O projecto, criado no âmbito do programa Active Assisted Living (AAL), visa criar uma plataforma de aplicações e de serviços para telemóvel que permite ao utilizador manter a actividade física, mental e social, através de uma abordagem de jardinagem social.

Esta plataforma permite o planeamento e organização da actividade de jardinagem com um componente de interacção social, monitorização à distância do seu jardim, através de sensores e planeamento, e organização nutricional com a capacidade de criar e personalizar refeições equilibradas.

O programa AAL é um programa europeu que financia a inovação que contribui para uma vida conectada, saudável, activa e feliz na terceira idade. Tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de produtos e de serviços que têm impacto na vida dos cidadãos, nomeadamente da população idosa, que enfrenta os desafios do envelhecimento, e dos respectivos cuidadores.