Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPN marca presença em conferência do sector espacial

4 de Junho 2019

O Instituto Pedro Nunes (IPN), que coordena em Portugal três iniciativas da Agência Espacial Europeia (ESA), foi convidado a estar presente na iniciativa “ESA’s Business Application Annual Conference”, que decorre até amanhã, em Toulouse, França.

No evento estão reunidos diversos especialistas do sector espacial europeu com o objectivo de fomentar parcerias e inspirar novas ideias de negócio.

Nos últimos anos o IPN conquistou uma posição de destaque na promoção da economia espacial em Portugal, pelo apoio directo a empreendedores e ‘startups’. A implementação de várias iniciativas da ESA tem surtido efeitos positivos, tendo mesmo o modelo de trabalho do IPN sido replicado noutros locais da Europa.

Por ocasião da ESA’s Business Applications Annual Conference, o IPN deu conhecer ao ecossistema espacial internacional duas empresas portuguesas que, com o apoio da ESA e do IPN, transferiram tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres: a Present Technologies e a Active Space Automation.

A Present Technologies, que já tem um produto a ser testado em dois aeroportos nacionais, foi uma das apoiadas pelo programa ESA Business Applications em 2015 para testar a viabilidade do modelo de negócio do SWAIR, um projeto focado na segurança da navegação aérea, através da monitorização da qualidade do sinal dos satélites.

Também com o apoio do IPN na transferência de tecnologia espacial para mercados terrestres, a Active Space Automation criou um veículo teleguiado para suporte à logística em ambientes industriais, que incorpora o conhecimento que a Active Space Technologies adquiriu no desenvolvimento de um sistema robótico para os testes de locomoção de um rover utilizado na exploração da superfície e do subsolo de Marte na missão europeia ExoMars.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com