Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPN conquista segundo lugar em concurso europeu de projectos de incubadoras

2 de Julho 2024 Jornal Campeão: IPN conquista segundo lugar em concurso europeu de projectos de incubadoras

O Instituto Pedro Nunes (IPN) conquistou o segundo lugar no concurso “Innovate for Impact: EU|BIC Excellence Awards 2024”, no âmbito do Congresso da European Business & Innovation Centre Network (EBN), que decorreu em Nantes, França.

O programa de aceleração de ideias de negócio do IPN, “Ineo Start”, foi um dos sete finalistas, tendo sido destacado pela sua relevância e impacto no apoio a startups com ideias inovadoras de base tecnológica. O prémio “Innovate for Impact” visa destacar as melhores práticas no seio dos European Business and Innovation Centres.

A distinção no Congresso da EBN representa um importante reconhecimento internacional para o “Ineo Start” do IPN, consolidando o seu papel como um dos programas de aceleração de referência na Europa.

A participação no evento permitiu ao IPN partilhar a história de sucesso do programa, divulgando o seu impacto junto da comunidade internacional presente no congresso.

O “Ineo Start” tem tido um papel crucial no apoio ao desenvolvimento de startups na Região Centro e no país, contribuindo para o crescimento económico, a criação de emprego e a promoção da inovação. Os seus participantes beneficiam de workshops estruturados, oportunidades de networking e sessões de mentoria com profissionais experientes, abrangendo áreas como modelos de negócio, marketing, planeamento financeiro e técnicas de apresentação.

O objectivo do “Ineo Start” é desenvolver e apoiar a construção de modelos de negócio, identificar potenciais clientes e fortalecer parcerias com a academia e centros de investigação. O programa também visa ajudar as equipas a criar planos de negócio, identificar oportunidades de financiamento e conectar-se com fundos de investimento.

O programa destina-se a equipas de entidades não empresariais do sistema de Inovação e Investigação da Região Centro, incluindo instituições de ensino superior, centros de valorização e transferência de tecnologia e centros tecnológicos. O “Ineo Start” acolhe candidaturas de projectos em fase inicial (early stage) e novos projectos empresariais inovadores que se concentrem em tecnologia ou serviços avançados.

O IPN é membro da EBN desde 2009, uma rede mundial com mais de 106 centros de inovação e incubadoras certificados que apoiam o desenvolvimento de projetos inovadores, startups e PMEs. A participação no Congresso da EBN reforça o compromisso do IPN em promover a inovação e o empreendedorismo, através da colaboração com parceiros internacionais e da partilha de boas práticas.