Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC vai desenvolver projectos de inovação agrícola e florestal

7 de Março 2018

Dez projectos inovadores nas áreas agrícola, agroalimentar e florestal, financiados em mais de um milhão de euros pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) vão ser desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), anunciou a instituição.

O IPC explica que os projectos em causa incidem sobre as áreas da utilização do fogo controlado, do sector dos laticínios e da gestão da água, através do apoio a grupos operacionais “que visem resolver problemas concretos ou aproveitar oportunidades que se colocam aos sectores agrícola, agroalimentar e florestal”.

A actividade dos grupos operacionais “concretiza-se através de projectos-piloto ou do desenvolvimento de novos produtos, práticas, processos e tecnologias que visem a obtenção de novo conhecimento que seja total e amplamente divulgado”.

O director do Instituto de Investigação Aplicada do IPC, Carlos José Dias Pereira, destaca a importância do programa “não apenas devido ao montante de financiamento envolvido, mas sobretudo pelo facto de os projectos se basearem numa estratégia de envolvimento dos principais actores das cadeias produtivas, nomeadamente produtores primários e primeira transformação”.

Acrescenta que sendo um programa de financiamento comunitário direccionado para a agricultura e para o desenvolvimento rural, os projectos serão desenvolvidos pela Escola Superior Agrária de Coimbra, mas também pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com