Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC mais acessível para pessoas de cadeiras de rodas

24 de Novembro 2020 Jornal Campeão: IPC mais acessível para pessoas de cadeiras de rodas

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) realizou esta terça-feira (24) uma sessão de formação para instalação e utilização de um trepador de escadas, um equipamento que permite às pessoas de cadeira de rodas ultrapassar as barreiras arquitectónicas que impeçam a sua mobilidade.

O equipamento, adquirido no âmbito de um financiamento de cerca de 180 000 euros ,- obtido pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), como resultado de uma candidatura ao Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública – “vai ficar na ESEC (…) pela natureza das suas instalações”, frisou Jorge Conde, presidente do IPC.

“No que diz respeito ao acesso à primeira fila do auditório esta era a única solução possível e daí que tenhamos optado por ela”, acrescentou.

De acordo com Jorge Conde, o IPC tem implementado uma “partilha de recursos”, pelo que o equipamento ficará sediado na ESEC, mas “disponível para todas as outras unidades do IPC o poderem utilizar”.

“Este é o primeiro de um conjunto de equipamentos e alterações no âmbito do programa de acessibilidades que vamos fazer”, disse o presidente do IPC, adiantando que “noutros locais serão implementados elevadores, plataformas elevatórias e rampas para tornar todos os edifícios do Politécnico acessíveis”.

Para o responsável, esta nova aquisição contornará o problema “da antiguidade dos edifícios”, pelo facto de terem sido construídos numa altura “em que as acessibilidades não eram uma coisa importante”.

“Queremos ser uma instituição que não só forma como educa (…) e o objectivo é mostrar que estamos preparados para dar a todos as mesmas condições de acesso a qualquer ponto de uma das nossas escolas de qualquer edifício”, concluiu.