Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC e Penela falam da importância económica da qualificação dos produtos locais

11 de Novembro 2023 Jornal Campeão: IPC e Penela falam da importância económica da qualificação dos produtos locais

No âmbito do @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Câmara Municipal de Penela estão a organizar o seminário “@GIR pelo Território – Produtos Qualificados com DOP/IGP/ETG: I Encontro Nacional”, que irá decorrer no dia 17, pelas 10h00, no Auditório da Biblioteca Municipal António Arnaut em Penela.

A qualificação de produtos locais e/ou regionais constitui uma forma de alavancar as economias locais, particularmente em territórios de baixa densidade. No entanto, existem vários desafios ao nível da qualificação destes produtos. O seminário contará com dois momentos, sendo que no primeiro se abordarão os Desafios da Qualificação de Produtos e o segundo será dedicado à Importância Social e Económica das DOP/IGP/ETG para as regiões.

No primeiro painel, Ana Soeiro, directora executiva do QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, fará uma apresentação sobre os desafios e as dificuldades da qualificação de produtos, seguindo-se uma mesa-redonda onde estes aspectos serão abordados, também, por Paula Hipólito Ferreira (direcção-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural), Luísa Bastos (Kiwa Sativa), Jorge Soares (Maçã de Alcobaça) e pela própria Ana Soeiro, moderados por Christelle Domingos (InovCluster).

O segundo painel seguirá o mesmo modelo, começando com uma apresentação de Cristóvão Monteiro, presidente do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e docente da Coimbra Business School | ISCAC-IPC. Nesta apresentação, Cristóvão Monteiro evidenciará a Importância Social e Económica das DOP e IGP para as regiões. Esta apresentação servirá de mote para a mesa-redonda moderada pelo próprio e constituída por Diana Ventura (Forte Ventura), Paulo Fernandes (CM Fundão) e Anabela Freitas (Turismo do Centro).