Coimbra  22 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC é novamente “Eco-Politécnico”

22 de Agosto 2020 Jornal Campeão: IPC é novamente “Eco-Politécnico”

As seis Escolas/Institutos do Politécnico de Coimbra (IPC) foram distinguidas novamente com o galardão “Eco-Escola”. Depois de, no ano passado, o IPC se ter tornado um dos primeiros “Eco-Politécnicos” do país e o único a ter seis escolas a reunir condições para a atribuição da distinção, a instituição renova a condecoração este ano.

Para Ana Ferreira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra, a renovação do galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade IPC “em prol de um Politécnico e de um Planeta mais sustentáveis, nomeadamente das presidências das seis unidades orgânicas de ensino e respectivos coordenadores e conselhos Eco-Escolas”.

Este ano, os planos de acção desenhados pelas escolas tiveram de ser adaptados à situação de pandemia. Muitas das iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas durante o período de confinamento social, quer pelas escolas, quer pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do IPC (sSOA), nomeadamente as acções de informação, formação e sensibilização foram realizadas online, através das redes sociais. Foram realizados vídeos promotores de estilos de vida sustentáveis e saudáveis, abordando temas como a separação de resíduos e reciclagem, poupança de água e de energia, promoção de boa qualidade do ar, incentivo à economia circular, entre outros. Para além destas acções, o Politécnico de Coimbra tem incrementado as compras circulares, mesmo as que estão relacionadas com a prevenção da covid-19, destacando-se a aquisição de toalhetes desinfectantes biodegradáveis para distribuição por toda a comunidade escolar.

Segundo a responsável, para combater a degradação dos recursos naturais provocada pela queima de combustíveis fósseis, a não separação de resíduos, a poluição dos solos, rios e mares, o crescimento desordenado das cidades, a destruição das florestas, etc., “é necessário despertar consciências para a responsabilidade conjunta de melhorar o ambiente e a qualidade de vida, e no Politécnico de Coimbra, trabalhamos para alcançar esse objectivo.”

Para além das acções referidas no âmbito da pandemia, as seis escolas do Politécnico de Coimbra realizaram ao longo deste ano lectivo diversas iniciativas com vista à renovação da candidatura a este galardão, envolvendo toda a comunidade escolar e a comunidade externa, desenvolvendo actividades relacionadas com os temas da água, resíduos, energia, e os temas do ano lectivo 2019/2020: “Comunidades sustentáveis” e/ou “Espaços exteriores”.