Coimbra  26 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC e Google promovem videoconferência sobre competências digitais

3 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: IPC e Google promovem videoconferência sobre competências digitais

A Google, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza entre os dias 09 a 11 de Dezembro o webinar Atelier Digital que visa formar os portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotando-os das ferramentas necessárias para reposicionar-se no mercado ou colaborar na transformação digital de seus negócios, contribuindo para fomentar o empreendedorismo em Portugal.

De modo a adaptar o programa num tempo de pandemia, a conhecida versão presencial do Atelier Digital foi, agora, inteiramente convertida num webinar de três dias. Até ao final do ano, estão previstos 10 webinars em parceria com 10 institutos politécnicos portugueses. Tal como acontecia na versão presencial, também os webinars continuam a ser gratuitos e com número limite de participantes, sendo que os interessados podem consultar mais informação aqui.

Ao longo de quatro horas, durante três dias consecutivos, o webinar terá como tema central o marketing digital e inclui formação em marketing nas redes sociais e mobile, análise de web, internacionalização, plano de marketing entre outras temáticas. A par dos webinars do Atelier Digital, continuam disponíveis vários cursos online gratuitos em que cada pessoa pode ir fazendo a formação ao seu próprio ritmo. Actualmente, estão disponíveis três tipos de cursos online:

  • Marketing Digital: Diferentes cursos e diferentes conteúdos que podem ser escolhidos de acordo com o interesse e necessidade de cada utilizador. Entre as ofertas, há o curso de “Princípios do Marketing Digital” que inclui certificação;
  • Dados e tecnologia: Introdução ao código; Aumente a produtividade no trabalho; Introdução ao machine learning; Melhore a segurança online da sua empresa;
  • Desenvolvimento profissional: Autopromoção; Encontre o seu próximo emprego, e o novo módulo de Introdução ao Bem-Estar Digital.

Desde o lançamento do Atelier Digital em 2016, mais de 83 000 portugueses foram formados em competências digitais através deste programa – cursos online e presenciais – realizado em colaboração com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Este ano, o objectivo passa por treinar 32 000 portugueses em competências digitais, ou seja 10 000 mais do que em 2019.

Através do website do Atelier Digital, qualquer interessado pode registar-se e fazer a formação online à medida da sua disponibilidade ou inscrever-se no próximo webinar, sendo que ambos são gratuitos.

O Atelier Digital faz parte de um programa nacional mais amplo Grow Portugal with Google que conta com o apoio do Governo português e que visa apoiar a transição digital e oferecer as ferramentas e a formação que irão ajudar nas competências digitais e na empregabilidade, acelerando a recuperação económica portuguesa. O programa está alinhado com as prioridades definidas pelo Governo nas competências digitais, empregabilidade, ‘startups’ e inteligência artificial e estabelece uma série de programas para desenvolver uma rápida aceleração na adopção tecnológica actualmente em curso.

Dentro do Grow Portugal with Google, este mês também começam a ser realizados os cursos do Android Training Program, voltado para programadores.