Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

IPC acolhe o maior evento mundial de criação de jogos

30 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: IPC acolhe o maior evento mundial de criação de jogos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Politécnico de Coimbra (ESTGOH-IPC) acolhe, a partir da tarde de amanhã (31) e até domingo (02), uma das etapas da “Global Game Jam 2020” (GGJ), o maior evento de criação de videojogos a nível mundial.

António Paulino, docente da ESTGOH-IPC responsável pela iniciativa, considera que “são 48 horas de um desafio intelectual, com base num tema comum, no qual os estudantes se empenham na criação de um projecto” e, ressalva, que a GGJ “é a oportunidade de participarem num evento mundial e desenvolverem as suas capacidades criativas e técnicas, ao nível do design de videojogos”.

Esta é a 12.ª edição do evento mundial, que decorre em simultâneo em vários espaços do mundo, promovendo a criação de jogos no prazo limite de dois dias, visando também “promover o design e educação de jogos e estimular a colaboração entre a comunidade gaming”.

A iniciativa é aberta a qualquer tipo de ‘desenvolvedor’, estudante, pesquisador ou entusiasta, que tenha conhecimento em desenvolvimento de jogos.

Tem início ao mesmo tempo em diversos países (17h00 em Portugal), tendo reunido, no ano passado mais de 47 000 participantes de 113 países, o que resultou na criação de 9 010 jogos num fim-de-semana.

Em Portugal, a Global Game Jam vai decorrer em simultâneo em 13 locais diferentes, segundo informações disponibilizadas na página https://globalgamejam.org/.