Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigadores descobriram técnica inovadora de estimulação cerebral

9 de Novembro 2019

Rita Donato, estudante de doutoramento no Proaction Lab na Universidade de Coimbra, faz parte da equipa de investigadores que realizaram novas descobertas sobre técnica inovadora de estimulação eléctrica do cérebro.

Esta investigação, recentemente publicada na ‘Scientific Reports of Nature Research’, veio clarificar alguns parâmetros de uma destas técnicas, a Estimulação Transcraniana de Ruído Aleatório – tRNS.

Esta técnica tem dado frutos em particular na investigação de tarefas motoras, sensoriais e cognitivas, mas o seu funcionamento, ainda, era pouco conhecido. Recentemente, um grupo de investigadores demonstrou que utilizar uma gama mais larga de frequências altas é mais eficaz que utilizar intervalos estreitos.

“Nós decidimos testar se conseguíamos produzir um efeito tão bom a nível motor se dividíssemos o intervalo de frequências postulado em intervalos mais pequenos”, explicou Rita Donato.

O estudo contou com a participação de 14 pessoas que tiveram o seu córtex motor estimulado. Quando a corrente elétrica passa nesta região do cérebro há um efeito involuntário nos músculos das suas mãos.

“Percebemos que uma gama mais larga de frequências provocava um efeito mais pronunciado”, explicou a investigadora.

A aplicação de técnicas de estimulação semelhantes já acontece em pacientes com doenças motoras e mentais, mas é necessária mais investigação para se poder utilizar a tRNS em projectos clínicos. “As nossas descobertas trouxeram mais conhecimento e penso que, na ciência, as coisas devem ser explicadas”, comentou a investigadora. Uma vez que o estudo foi efectuado num intervalo de alta frequência, o próximo passo será estudar o intervalo de baixa frequência e comparar resultados.

De momento Rita Donato está focada no estudo de áreas do cérebro que processam a informação ao observar ferramentas e mãos. Para tal ela utiliza técnicas de neuro-imagiologia e outra técnica de estimulação eléctrica.

Rita Donato obteve o seu mestrado em Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia Clínica na Universidade de Pádua.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com