Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigadores da UC são co-autores de “solução anti-sísmica”

27 de Novembro 2018

Investigadores de Coimbra, belgas e italianos, em parceria com a indústria, desenvolveram uma solução anti-sísmica para edifícios, revelou, hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
Uma empresa italiana (FIP Industriale) já está a comercializar um produto com base na solução anti-sísmica para edifícios gerada no âmbito do projecto europeu FREEDAM – FREE from DAMage Steel Connections, em participou uma equipa de investigadores do Departamento de
Engenharia Civil da FCTUC, liderada pelo catedrático Luís Simões da Silva.
A investigação, realizada durante três anos, envolveu, além da Universidade de Coimbra, as de Liège (Bélgica), Nápoles e Salerno (Itália), a par de dois parceiros industriais (FIP Industriale, Itália, e OFELIZ, Portugal).
O novo conceito – amplamente ensaiado, primeiro em laboratório e, posteriormente, num edifício protótipo – garante que a ocorrência de sismos “não compromete a estrutura física do edifício”, assegura Luís Simões da Silva.
A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC foi responsável por grande parte do trabalho de investigação experimental e numérica.
Tratando-se de um projeto que envolveu todo o ciclo de inovação – desde a investigação fundamental até à introdução no mercado –, o docente e investigador da FCTUC deseja ver disseminada a aplicação desta técnica, que poderá ser adaptada para outros fenómenos extremos capazes de induzir vibrações nos edifícios, como tornados e furacões.
Após o sucesso dos resultados alcançados no projecto, o consórcio tem em curso o processo para o registo de patente desta “ligação metálica sem dano”.

Solução anti-sismica Uc

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com