Uma bolsa “Consolidator Grant” do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 1,90 milhões de euros, acaba de ser atribuída a Silvia Rodriguéz Maeso, investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
A bolsa destina-se a concretizar o projecto de investigação ‘POLITICS – The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles’, projecto que tem como objectivo aprofundar o conhecimento sobre o antirracismo.
Com este projecto, Silvia Rodriguéz Maeso procura “uma maior compreensão sobre a forma como as injustiças historicamente enraizadas estão a ser questionadas por instituições e movimentos sociais de base”.
De acordo com uma nota divulgada, hoje, pelo CES, o estudo vai analisar “processos de produção de conhecimento sobre ‘raça’ e (anti)racismo nas esferas da política governamental (inter)nacional, universidades públicas e movimentos sociais”.
Vai ainda estudar “os múltiplos caminhos de denúncia e mobilização colectiva contra o racismo quotidiano em relação às práticas policiais e às representações sobre (anti)racismo nos meios de comunicação social”.
Neste concurso para “Consolidator Grant”, o ERC recebeu mais de 2 300 candidaturas, com apenas cerca de 10 por cento a conseguirem aprovação.
O objectivo do ERC é o de apoiar os investigadores numa fase em que estão a consolidar as suas equipas de investigação independentes.
Doutorada em Sociologia Política (Universidade do País Basco), Silvia Maeso é investigadora principal do CES, onde integra a equipa do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).
É professora nos programas de doutoramento ‘Democracia no Século XXI’ e ‘Human Rights in Contemporary Societies’ e no mestrado internacional ‘Roads to Democracy(ies)’ (UC/University of Siegen).