Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigador do ISEC cria novo sistema para tratamento de efluentes de corticeiras

16 de Março 2021 Jornal Campeão: Investigador do ISEC cria novo sistema para tratamento de efluentes de corticeiras

Luís Castro, professor no Instituto Superior de Engenharia (ISEC), lidera a invenção, que tem uma patente submetida pelo Politécnico de Coimbra e apresenta vantagens ambientais e económicas.

O novo sistema diferencia-se pela capacidade de tomada de decisão automática, decorrente da análise continua da qualidade do efluente bruto da lavação de rolhas de cortiça.

O processo inicia-se com recurso a uma consola de controlo que decide a separação do efluente industrial que carece de tratamento físico-químico, daquele que pode ser descarregado diretamente para a rede de saneamento, em conformidade com os Valores Limites de Descarga (VLD), com base na monitorização e mensurabilidade de parâmetros determinantes da qualidade e discriminação dos efluentes.

A invenção deste novo sistema inteligente contou com a colaboração de vários investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC-IPC).

Luís Castro, docente e investigador do ISEC-IPC e coordenador do projecto, explica que a solução é “sustentável” uma vez que beneficia o ambiente ao tratar exclusivamente a fracção de efluente da indústria corticeira que necessita de tratamento reduzindo, dessa forma, o consumo de energia bem como a descarga no meio ambiente de produtos químicos usados no tratamento.

No que respeita à comercialização do sistema, o responsável afirma que “ao apresentar reais vantagens económicas e ambientais para a indústria corticeira, esta solução é comercializável”.