Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigador da UC vence prémio europeu de microfinanças

8 de Julho 2020 Jornal Campeão: Investigador da UC vence prémio europeu de microfinanças

Mário Augusto, investigador da Universidade de Coimbra, venceu o “The European Microfinance Research Award” de 2020, promovido pela European Microfinance Network (EMN).

O galardão foi atribuído pelo artigo científico “Online microfinance in Eastern Europe: Personal versus business loan funding”, que tem ainda como co-autores Ana Paula Matias Gama e Ricardo Emanuel Correia (Universidade de Beira Interior) e Fábio Duarte (Politécnico do Porto).

Fundada em 2003, a EMN é uma organização europeia de referência no sector das microfinanças, promovendo o combate à exclusão social e financeira, através do autoemprego e criação de microempresas. Esta é também uma das áreas principais de estudo do projecto “O papel do microcrédito na promoção da integração financeira e social”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do qual fazem parte os investigadores premiados.

O projecto é coordenado por Ana Paula Matias Gama e Mário Augusto e tem o objectivo de avaliar o impacto do microcrédito na probabilidade de sucesso das microempresas, na redução da pobreza e exclusão social dos microempreendedores e das suas famílias.

Além do prémio pecuniário, o artigo premiado será disponibilizado, nas próximas semanas, numa secção dedicada do website da EMN (https://www.european-microfinance.org/publications) e apresentado na conferência “EMN Annual Conference 2020”, adiada para Outubro.