Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Investigação da UC distinguida por editora científica internacional

9 de Agosto 2019

A Universidade de Coimbra (UC) vê mais um dos seus projectos ser distinguido com um selo de qualidade, desta vez com o galardão “Emerald Literati Award”.

O artigo “Advances in robotics for additive/hybrid manufacturing: robot control, speech interface and path planning”, de Norberto Pires, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), foi o feliz contemplado.

O texto que fala sobre um novo sistema robótico de impressão 3D, foi, então, reconhecido com o prémio que distingue o melhor artigo do ano 2018 de cada revista da conceituada editora científica Emerald.

Publicado originalmente em maio de 201, na revista ‘Industrial Robot’, o artigo premiado tem co-autoria de Amin Azar, investigador do Instituto Tecnológico para a Indústria na Noruega (SINTEF), e aborda o projecto conjunto da FCTUC e do SINTEF que está na base do desenvolvimento de um inovador sistema robótico para impressão 3D a nível industrial.

Este novo sistema permite a impressão de peças metálicas de grandes dimensões, em vários ângulos e planos, de forma mais simples e rápida.

“Este prémio é um reconhecimento internacional, ao mais alto nível, da qualidade e novidade do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área muito competitiva em termos internacionais”, afirma Norberto Pires, também professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com