Coimbra  15 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Interior: Helena Freitas diz deixar “obra feita”

13 de Julho 2017

A bióloga Helena Freitas disse, hoje, ao “Campeão”, deixar “obra feita” ao sair da coordenação da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), função que exerceu durante 16 meses.

Ex-vice- reitora da Universidade de Coimbra, a bióloga confirmara à Agência Lusa a sua saída daquele organismo, adiantando que isso nada tem a ver com a transferência da sede dele para Pedrógão Grande.

A professora universitária indicou, através da rede social Facebook, que a sua missão está concluída.

Ao alegar cumprimento do seu compromisso com o Governo, a ex-deputada (independente) do PS à Assembleia da República faz notar ter deixado feitos programa e agenda da UMVI.

Com a coordenação do Programa Nacional para a Coesão Territorial, realizada a sua primeira avaliação semestral, e com a conclusão da Agenda para o Interior, “um documento estratégico de longo prazo, cumpro o meu compromisso, esperando ter contribuído para impulsionar um novo rumo no combate à absurda assimetria de que o país enferma”, acrescenta Helena Freitas.

A ex-vice- reitora da UC congratula-se com a nova fase da UMVI e com a responsabilidade que ela “assumirá no interesse nacional, desempenhando um papel central no apoio às famílias e à rápida reconstrução de um território que tanto sofreu nas últimas semanas”.

Interpelada, pelo “Campeão”, sobre se, independentemente do respectivo mérito, não receia ser encarada como uma pessoa que passa de forma efémera por sucessivas funções, Helena Freitas disse que esse hipotético rótulo seria uma “enorme injustiça”.

Além de presidente da Liga para a Protecção da Natureza e de vice-reitora da UC, a bióloga foi titular da Provedoria do Ambiente de Coimbra, mediante convite de Carlos Encarnação (PSD), membro da Assembleia Municipal conimbricense, eleita (independente) pelo PS, e deputada ao Parlamento.

De partida para África, Helena Freitas faz notar ser professora universitária há 32 anos e catedrática ao longo de quase metade desse período.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com