Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Integrar cria Rede Nacional de Equipas de Rua para optimizar intervenção social

22 de Junho 2023 Jornal Campeão: Integrar cria Rede Nacional de Equipas de Rua para optimizar intervenção social

A Associação Integrar, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Instituto Humanus, realizou no passado dia 19 de Junho o II Encontro Nacional de Equipas de Rua | Saberes Partilhados. Durante o evento foi formalizada a criação da Rede Nacional de Equipas de Rua, visando promover a articulação entre os profissionais e aprimorar a intervenção social.

A Rede Nacional de Equipas de Rua tem como principais objectivos facilitar a troca de informações e experiências, aperfeiçoar metodologias de intervenção, estabelecer prioridades e estratégias comuns no trabalho de rua, além de contribuir para a criação de políticas e respostas sociais direccionadas à população-alvo. Outro objectivo é promover o intercâmbio entre as diferentes equipas de rua em todo o país.

Nesta primeira fase, já estão confirmadas várias instituições da Rede Nacional de Equipas de Rua, como a Associação Integrar (Coimbra), Associação Fernão Mendes Pinto – Equipa de Intervenção Direta (Montemor-o-Velho), Associação Nacional de Apoio a Jovens – ANAJOVEM – Equipa de Intervenção Direta Raiz (Coimbra), Associação pelo Prazer de Viver, Saúde, Cultura e Vida – Associação de Desenvolvimento Social (Paredes de Coura), Associação Reaprender a Viver – Equipa de Intervenção Direta (Bragança), Associação Vida Autónoma (Lisboa), Centro Social de Soutelo (Gondomar), Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária (Lisboa), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra (Coimbra), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia – Projeto Despertar (Maia), IDEQ – Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos (Oeiras), IPSS Florinhas do Vouga (Aveiro) e Médicos do Mundo (Porto).

A criação dessa rede é um passo importante para fortalecer e melhorar o trabalho das equipas de rua em todo o país, proporcionando respostas sociais mais eficazes e abrangentes para as comunidades mais vulneráveis.