Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia premeia projecto da UC e IPN

19 de Julho 2019

O “HeaLIQs”, projecto da Universidade de Coimbra (UC), Instituto Pedro Nunes (IPN) e do University Medical Center Groningen, foi distinguido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

O projecto tem como objectivo “a promoção de estilos de vida saudável e a divulgação de instrumentos tecnológicos de ‘startups’ locais, promovendo a interacção entre cidadãos, academia local, PME´s e Governo” e esta distinção reconhece o “notável trabalho na melhoria dos cuidados de saúde desenvolvido em 2018”, revela a startup.

Em 2018, o “HeaLIQs” (Quarteirão de Inovação de Estilos de Vida Saudável para Cidades e Cidadãos) apostou em “aumentar a visibilidade pública da investigação regional na área de vida saudável e envelhecimento activo com a realização de dois eventos públicos em Coimbra e em Groningen (Holanda), duas cidades/regiões de referência europeia em matéria de envelhecimento activo e saudável”.

Em Coimbra, a UC e o IPN organizaram, durante os Jogos Europeus Universitários (EUSA Games), o evento “Praça Vida +” para avaliar a saúde da população e aconselhar sobre estilos de vida mais saudáveis.

A iniciativa, que teve lugar no Alma Shopping, disponibilizou questionários e tecnologias para a avaliação da saúde e estilo de vida das pessoas, informação sobre programas e projectos europeus nestas áreas e uma zona de testes e co-criação de produtos e serviços de empresas e entidades locais em fase de desenvolvimento.

As actividades para 2019 já estão a ser preparadas e incluem um serviço comunitário móvel em zonas com baixa literacia em saúde e com populações rurais e isoladas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com