Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Instituições de Coimbra celebram Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

10 de Maio 2023 Jornal Campeão: Instituições de Coimbra celebram Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e o Museu de Machado de Castro vão comemorar a Noite Europeia e o Dia dos Museus, em Coimbra, nos dias 13 e 18 de Maio, dedicados ao tema da sustentabilidade.

Em comunicado, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha convida “todos os interessados a celebrar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus neste local histórico e emblemático da cidade”, realçando que será “uma experiência cultural única e inesquecível”.

No sábado (13), ao longo do dia, no perímetro do monumento, na margem esquerda do rio Mondego, são realizadas duas oficinas, uma intitulada “Horta monástica sustentável”, para crianças dos 6 aos 12 anos, seguida de outra sobre “O saber dos nossos avós”.

“Através de sementes e pólenes foi possível descobrir algumas espécies de plantas aqui cultivadas [na Idade Média], como a camomila, o tomilho e os orégãos, usadas na confecção de alimentos ou na botica”, salienta na nota a Direcção Regional de Cultura do Centro, dirigida por Suzana Menezes.

À noite, entre as 21h00 e as 22h00, acontece uma visita guiada multidisciplinar em torno do impacto das alterações climáticas na ruína de Santa Clara-a-Velha.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, são repostas a diferentes horas algumas das iniciativas do dia 13, com exclusão da oficina “Horta monástica sustentável”.

Por sua vez, o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) começa a celebrar a Noite Europeia dos Museus às 15h00 do dia 13, com a iniciativa “Incursão num arquivo fotográfico: Coimbra e o MNMC em meados do século XX”, promovida pela Liga dos Amigos da instituição.

Às 17h30, na estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o MNMC organiza a conversa “Museus, sustentabilidade e bem-estar. Desafios e oportunidades”.

A partir das 16h00 e pelo serão fora, até 23h30, para crianças até aos 12 anos, decorre o programa “Pintura de ‘Pedrinhongos’ e colagens tridimensionais”, da responsabilidade da Cooperativa Pedrinhas, nascida na Lousã em memória póstuma de Pedro Brasião Rodrigues.

Às 21h30, o artista plástico Victor Costa pinta um ‘Pedrinhongo’, inspirado nos desenhos deixados pelo menino Pedro Brasião Rodrigues.

A noite, a partir das 20h30, inclui ainda desenho de perfis caricaturais e um recital de piano por Klaudia van Eenbergen.

Para assinalar o Dia internacional dos Museus, 18 de Maio, o MNMC, entre outras iniciativas, promove às 16h00 o Sarau Cultural Fragosiano, com exibição da peça “Nocturno” e do documentário “A vida breve de António Fragoso”, enquanto decorrem mais sessões de caricatura ao vivo.