Coimbra  10 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Instalações municipais de Góis vão ter desfibrilhadores

18 de Novembro 2019

O Município de Góis vai integrar o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, o que permitirá instalar desfibrilhadores nas instalações municipais, aumentando assim a capacidade de resposta imediata a situações de paragem cardiorrespiratória.

“Estamos convictos que a cultura de prevenção deve estar cada vez mais presente nas organizações”, revela a autarquia, sublinhando que existem diversas infraestruturas municipais “com grande ocupação, quer por trabalhadores quer por munícipes”.

Assim, prevê-se a instalação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) no edifício dos Paços do Concelho, no campo de futebol Engenheiro Augusto Nogueira Pereira e no Pavilhão Gimnodesportivo.

Numa primeira fase, e em parceria com a secção de futebol da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG), os trabalhadores e membros da secção de futebol estiveram, no passado sábado (16), nas instalações da Biblioteca Municipal de Góis, a receber formação específica de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa para estarem aptos a manusear este equipamento.

Futuramente, segundo revela a Câmara Municipal, será desenvolvido o processo burocrático junto do INEM para obtenção do devido licenciamento e instalados os equipamentos nos espaços referenciados.

A experiência internacional demonstra que em ambiente extra-hospitalar, a utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas”, nota o Município, salientando que os DAE “em situações de paragem cardiorrespiratória, analisam o ritmo cardíaco e, nas situações indicadas, aplicam um choque eléctrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com