Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Inscrições para bolsas de investigação da LPCC abertas até final do mês

1 de Outubro 2019

As quatro bolsas lançadas, em Julho, pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC – LPCC), para investigação em Oncologia têm inscrições abertas até final deste mês de Outubro.

No total são cerca de 60 000 euros disponibilizados pelo NRC-LPCC para incentivar ao desenvolvimento de “projectos inovadores de investigação sobre o cancro”.

Das quatro bolsas de investigação a serem atribuídas, três são em Oncologia do NRC e uma com o nome do Dr. Rocha Alves.

A iniciativa da entrega de bolsas NRC-LPCC/CIMAGO 2019/2020 destinam-se “a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projecto de investigação na área da oncologia, no âmbito das actividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO)”, refere a LPCC. Já a Bolsa Dr. Rocha Alves “abrange investigadores com projecto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro”, esclarece.

As candidaturas para atribuição das bolsas, com um valor individual de 9 960 euros e uma verba adicional de 5 000 euros para apoio laboratorial, encontram-se abertas até 31 de Outubro de 2019. O formulário de candidatura e os respectivos regulamentos estão disponíveis em http://bit.ly/2JxvhZ2.

Congresso em Novembro debate Medicina Personalizada e de Precisão

O Núcleo Regional do Centro promove, a 22 e 23 de Novembro, o congresso “Cancro: da Medicina Personalizada à Medicina de Precisão”, no hotel da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Este evento pretende-se que seja “uma reflexão crítica acerca dos pressupostos, limites e possibilidades da medicina personalizada /medicina de precisão”, afirma a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“O crescente investimento na investigação desta temática, a observação cada vez maior da personalização da prática médica, com foco no indivíduo, conduz-nos a uma nova era de cuidados de saúde, cujo sentido importa entender”, revela a Liga, adiantando que, na iniciativa tem um “programa científico multidisciplinar, que dará voz a especialistas nacionais e europeus”.

Entre os temas abordados estarão: o rastreio personalizado; a prevenção do cancro hereditário; o aconselhamento genético; o perfil genómico; a biópsia líquida; os biomarcadores; a inteligência artificial; a imunoterapia personalizada; a necessidade de apoio psicológico; o impacto económico e financeiro da medicina personalizada e os limites éticos da medicina personalizada.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com