Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

INOVA sensibiliza crianças e jovens para o ambiente

27 de Março 2024 Jornal Campeão: INOVA sensibiliza crianças e jovens para o ambiente

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a INOVA-EM esteve na Escola Pedro Teixeira, na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, para sensibilizar as crianças e jovens sobre a importância da reciclagem e a urgência da protecção dos lençóis freáticos.

No decorrer desta acção, um colaborador da empresa municipal deu a conhecer alguns conceitos, nomeadamente a correcta separação de resíduos e a valorização dos orgânicos, ressalvando a sua importância na preservação das valiosas reservas de água subterrâneas.

Destacou-se ainda o relevante papel da INOVA-EM neste domínio, uma vez que dispõe dos meios correctos para a deposição dos resíduos, bem como a importância do contributo das famílias, que deverão iniciar, nas suas próprias casas, este processo.

Para tal, a adesão ao sistema de recolha de biorresíduos é determinante, tanto mais que 40% dos resíduos produzidos nas nossas habitações é material orgânico, sendo necessário valorizá-lo e perceber como e de que forma deve ser feito.

“A sustentabilidade ambiental e a criação de um ‘concelho verde’, com práticas inovadoras de sustentabilidade ambiental, são um dos nossos focos. Para tal, é fundamental continuar a estimular a população do universo escolar do concelho, com este tipo de iniciativas, mas também estar a par das melhores práticas a nível nacional e internacional”, sustenta o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, adiantando que o sistema de recolha de biorresíduos “ajudará a mudar o paradigma da reciclagem no concelho de Cantanhede”.