Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Inova reforça qualidade ambiental da praia da Tocha

18 de Julho 2020 Jornal Campeão: Inova reforça qualidade ambiental da praia da Tocha


Desde 19 de Junho que a praia da Tocha tem hasteada a sua 30.ª Bandeira Azul, conquistado, em parte, graças ao esforço diário e em permanência da empresa municipal Inova para que a qualidade ambiental e a segurança do local estejam assegurados.

Continuamente, a Inova “promove a limpeza manual e mecânica do areal, bem como a remoção dos resíduos depositados nos sacos e contentores que instalou ao longo da praia. As dunas primárias, dada a sua sensibilidade e importância no equilíbrio da faixa costeira, são sujeitas a uma limpeza manual”, refere a empresa, adiantando que, “durante a época balnear, procede também à manutenção dos jardins e zonas verdes em espaços públicos e reforça os serviços de limpeza do perímetro urbano, designadamente passeios e arruamentos, zonas pedonais, parques infantis, parques de merendas e parques de estacionamento”.

Contudo, este empenho na qualidade do espaço público foi reforçado este ano com a Inova a “juntar esforços com entidades locais, entre as quais o Agrupamento de Escuteiros 1390 – Tocha, a Associação de Moradores da Praia da Tocha e o movimento ‘Catraia’”. Assim, no âmbito do projecto “Ambiente, é Meu e de Toda a Gente”, serão realizadas acções de limpeza do areal e sensibilização dos veraneantes para a adopção de boas práticas ambientais.

Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, “é importante conjugar esforços em parceria com outras entidades, para que a informação e a sensibilização ambiental produzam efeitos junto do maior número possível de pessoas, em cadeia e de forma exponencial, no sentido de reforçar o privilégio que é usufruir de um património natural ímpar como o que nos é dado a observar e a sentir, mas especialmente para que as pessoas o preservem e para que cada veraneante, no areal da praia, deixe só pegadas.”

A praia da Tocha também tem, este ano, a particularidade de ser mais inclusiva, com a adopção do código “ColorAdd” nos contentores de recolha selectiva. Este código, já existente nas bandeiras de praia, consiste num sistema que tem por base as três cores primárias representadas através de símbolos gráficos, permitindo aos banhistas daltónicos interpretar as cores correctamente.

Importa, ainda, acrescentar que a praia da Tocha foi uma das quatro praias portuguesas premiadas no concurso internacional de boas práticas ambientais da Bandeira Azul, colocando Portugal no terceiro lugar à frente de mais de 40 países.

Goby”, o peixe da praia da Tocha venceu prémio internacional

A atracção da praia da Tocha – “Goby – O que come o peixe” conquistou o terceiro lugar num concurso internacional de boas práticas ambientais, promovido pela “Blue Flag” e pela Foundation For Environmental Education, na temática “Poluição”.

O galardão foi entregue no Dia Mundial dos Oceanos, assinalado a 08 de Junho, e num ano em que a praia da Tocha também hasteia, pelo 30.º ano consecutivo, a Bandeira Azul.

O “Goby” recebeu, assim, um certificado do júri do concurso atestando a sua utilidade, um equipamento que foi criado no âmbito da iniciativa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra, e desenvolvido pela Associação de Moradores da Praia da Tocha. A sua estrutura (de ferro e redes) foi criada por Paulo Delgado e João Gonçalves.

Este projecto está, igualmente, a funcionar nas praias do concelho de Alcobaça e Tavira e pretende “ajudar a ter uma praia mais limpa e alertar para o problema da poluição nos oceanos e nas praias”, sobretudo a questão relacionada com os plásticos de utilização única.

Desta forma, os “utentes da praia são também incentivados a recolher o plástico do areal para “alimentar” o “Goby”.

A iniciativa é uma das várias em participam, em parceria, a Associação de Moradores da Praia da Tocha, a Junta de Freguesia da Tocha e o Município de Cantanhede, para além de outras entidades.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, referiu que o Município está “cada vez mais consciente de que esta aposta na Educação Ambiental e Protecção dos Ecossistemas Marinhos, assim como na sensibilização das pessoas para um estilo de vida ecológico, é fundamental para preservar os oceanos e conseguir manter a qualidade da Praia da Tocha”, sublinhando que este é “um bom exemplo da importância da proactividade de cada um parceiro, nomeadamente da Associação de Moradores da Praia da Tocha que não se cansa de procurar e implementar iniciativas inovadoras com esta do ‘Goby’”.

O “Goby” está já à entrada da praia para que todos o possam utilizar.