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INOVA com aplicação inovadora para reforçar interacção com os cidadãos

12 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: INOVA com aplicação inovadora para reforçar interacção com os cidadãos

“INOVA.MAISPROXIMA” é o nome da aplicação tecnológica inovadora da empresa municipal INOVA, de Cantanhede, que ajuda a resolver problemas e na interacção com os cidadãos.

A ideia desta plataforma de gestão é poder reforçar a ligação da empresa aos munícipes, quer para que estes possam reportar ocorrências nos serviços, como ajudar à detecção e resolução de anomalias que afectem o normal funcionamento dos serviços prestados pela empresa municipal.

“Trata-se de uma aplicação “web” vocacionada para a cidadania participativa, que visa agilizar a sinalização de situações anómalas e tornar ainda mais céleres os processos para as resolver”, revela a Câmara Municipal, acrescentando que “os munícipes de Cantanhede têm assim à distância de um ‘click’ a solução para eventuais problemas em matéria de abastecimentos de água, saneamento de águas residuais, espaços verdes, resíduos e limpeza urbana”.

A nova ferramenta pode ser utilizada através de smartphones ou tablets, acedendo à plataforma “web” (inova.maisproxima.pt), que de imediato indica automaticamente a localização (posição geográfica) do utilizador. A partir daí, o utilizador só tem que seleccionar o tipo de situação que deseja reportar, assinalando no respectivo campo (parametrizado com um grafismo apropriado), após o que deverá fotografar, descrever a ocorrência e indicar o seu endereço de e-mail.

Depois, o remetente é “imediatamente notificado de que a INOVA-EM já tem conhecimento do que foi reportado, seguindo em simultâneo para as equipas operacionais da empresa municipal a informação do problema sinalizado e a sua localização precisa”, explica a autarquia. Assim que a anomalia estiver resolvida, a pessoa que fez o reporte é notificada desse facto.

Segundo o Município, “esta aplicação tecnológica reforça a ligação digital aos clientes e garante uma melhor eficácia operacional, contribuindo desse modo para a melhoria dos serviços prestados à população”, encontrando-se integrada com outros módulos de gestão da empresa municipal.

Recorde-se que a INOVA tem já em funcionamento o Balcão Digital (http://balcaodigital.inova-em.pt/), um serviço inovador criado a pensar na comodidade dos clientes, os quais dispõem, a partir de casa ou de qualquer outro lugar com ligação à Internet, de condições para resolver a generalidade das situações que antes exigiam a deslocação física ao balcão de atendimento.