Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Iniciativa ‘Anadia Social’ promove solidariedade e integração no concelho

3 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Iniciativa ‘Anadia Social’ promove solidariedade e integração no concelho

O Município de Anadia promoveu, nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, a iniciativa “Anadia Social”, com o intuito de fomentar a partilha de experiências e estimular a reflexão sobre temáticas relacionadas com a área social, visando um concelho mais solidário. O evento envolveu seniores, pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, crianças, equipas técnicas e colaboradoras das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e entidades privadas da área social do concelho.

A vereadora da Câmara Municipal responsável pelo Pelouro da Acção Social, Jennifer Pereira, destacou o balanço “muito positivo” desta edição, que adoptou um formato distinto em relação à última. Durante a sessão de abertura, foi apresentado um painel social composto por azulejos representando cada uma das IPSS e o Município de Anadia, simbolizando a união e colaboração entre as diversas instituições da Rede Social.

Jennifer Pereira elogiou e agradeceu o esforço das instituições que, apesar das condições adversas, proporcionaram a participação dos utentes nas actividades. Segundo a vereadora, “foram três dias bastante participados e de muito convívio e alegria”. Acrescentou ainda que “o feedback dos participantes é bastante positivo, sugerindo que este tipo de iniciativas deve ser repetido”.

O primeiro dia foi dedicado aos seniores e às pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental, com um espectáculo musical de António Calvário e das “Calvaretes”. O segundo dia foi direccionado para as crianças, com o espectáculo da “Bela Adormecida”, pela Companhia Cri’Arte, seguido de um momento de convívio com o Dance Kids.

O último dia foi reservado aos técnicos e colaboradores das Instituições de Solidariedade Social e entidades privadas da área social do concelho. Realizou-se um seminário que contou com intervenções de Miguel Leite (“Equipas Positivas, Equipas Produtivas”) e Ana Teresa Almeida (“Cuidar… de mim, de ti, de nós!”). A vereadora da Acção Social considerou que o último dia foi “bastante positivo e diferenciador”, com a presença de mais de 200 pessoas, entre colaboradores e elementos das direcções técnicas das IPSS. O Município pretendeu com esta iniciativa “reconhecer o trabalho e o esforço que cada um destes elementos desempenha nas respectivas instituições, por forma a que seja mais valorizado”, concluiu Jennifer Pereira.

A vereadora deixou também um agradecimento público a todas as instituições e entidades que, de forma directa ou indirecta, colaboraram e tornaram possível a realização desta iniciativa.